Leitura Orante ou Lectio Divina – Parte II

1
Como fazer a leitura orante da Bíblia

“Jesus apresentou-se no meio deles e disse: ‘ A paz esteja com vocês!’ Em seguida, abriu-lhes a mente para que entendessem a Escritura. E disse ainda: ‘ O Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que vos disse. Ele vos conduzirá à verdade plena’”.

Objetivo: Incentivar cada um (a) a descobrir através da Leitura orante a importância da oração pessoal e coletiva na vida dos grupos de jovens.

Ambientação: sala e cadeiras com espaço suficiente para o grupo se sentir à vontade (pode ser feita uma ornamentação de acordo com a criatividade). É bom que todos tenham Bíblia e material para anotação.

1 - Acolhida: Sejam todos bem vindos (as). Estamos experimentando um jeito novo e prazeroso de escutar a Palavra de Deus. Fizemos uma experiência pessoal de oração e também rezamos em trio. Agora vamos rezar com um grupo maior (grupo de jovens).

2 - Oração: Peçamos a presença do Espírito de Deus em nosso meio cantando.

Quando o Espírito de Deus soprou o mundo inteiro se iluminou, a esperança na terra brotou e um povo novo deu-se as mãos e caminhou! Lutar e crer, vencer a dor, louvar ao Criador. Justiça e paz hão de reinar. E viva o amor!

3 - Avaliação Pessoal: Depois de feita a oração inicial, o condutor da orção deverá pedir que o grupo sente-se da sem nada ao colo, ombros ou costas, pedir que todos coloquem as mãos nos joelhos e fechem os olhos e façam a seguinte reflexão. ( Se possível que haja um fundo musical)

  • Como estou hoje?
  • O que sinto?
  • Como estar meu corpo?
  • Meu coração?
  • Quais são os meus verdadeiros sentimentos neste momento?
  • Como eu realmente estou?
  • Qual a minha verdade?

4 - Acolhida da Palavra de Deus: Fazer a acolhida da Bíblia que passará de mão em mão, enquanto todos cantam.

Refrão: é como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa.

Tua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal (bis).

( A musica pode ser escolhida de acordo com o costume do grupo ou de acordo com a leitura)

5- Leitura do Texto: É importante a escolha do texto com breve antecedência. O responsável pela condução da oração, deverá ter um breve conhecimento do texto e do contexto da leitura escolhida.

O que o texto diz – Contextualização

É muito importante dar atenção ao que estamos lendo, olhando atentamente as palavras do texto. Percorrer as imagens, as palavras, a geografia e o contexto. Procurar sentir os sabores e os perfumes que brotam da leitura. Observar detalhes, aspectos importantes num caminho de apaixonamento e compromissos.

Aconselha-se ler duas ou três vezes e contar a história de memória para gravar as palavras, os personagens,as atitudes e os fatos do texto.

6- Meditação

O que o texto me diz – A Palavra em mim

Interiorizar e ruminar o que o texto disse. Aqui o silêncio é fundamental para que a Palavra de Deus encontre espaço para tomar conta de todo o nosso ser.

Depois de um tempo em silêncio, retomar o texto e compartilhar.

7- Oração

O que o texto me faz dizer a Deus – A Palavra em minha vida

A oração é um encontro amoroso com Deus. o é simplesmente um “falar de s para Deus. Antes de tudo é deixar-se encontrar por Ele e acolher essa visita com alegria e abertura.

Santo Agostinho dizia que “ninguém procura a Deus, se Este já o o tiver inspirado e atraído .

Esse encontro amoroso com a Divindade dá prazer e transforma a vida. Por isso é muito importante cuidar do ambiente da oração. É bom deixar o corpo quieto para vivenciar esse momento e deixar o coração reagir.

Falar diretamente o que vem do coração. Deixar-se possuir pelo Espírito de Deus que transforma todas as coisas.

Neste momento é importante visitar o livro dos Salmos, lembrar cantos que marcaram nossa vida, textos que tem algo de importante a dizer que queremos compartilhar.

8- Contemplação na ação

O que o texto me leva a ser e fazer?

A contemplação é mudar de idéia sobre algo” que faz a gente mudar de atitude”. Quanto maior o tempo dedicado à contemplação (ou seja, quanto mais se fizer isso no cotidiano da vida) mais se estará em processo de contínua conversão.

Este momento da leitura orante é dedicado à escuta mais atenta do que Deus tem a dizer.

Aqui nasce a novidade. Até agora a Boa Nova foi sendo cultivada. Neste momento é preciso compartilhar os compromissos. O que esta leitura provoca em termos de atitude libertadora? O que é preciso mudar para que “seja feita a vontade de Deus assim na terra como no céu”?


Fontes

http://www.pjmanaus.org

http://www.cnbb.org.br

1 comentários:

Casa das Bonecas de Pano de Ipiabas disse...

Oi, amigos tem um selinho no meu blog pra vcs. bjs da Leila

Postar um comentário

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo lhe acompanhem!
Seu comentário é precioso.
Muito obrigada!
Afetuosamente,
Clécia e Sandra

Related Posts with Thumbnails